Data Literacy

Chamada de Propostas

Chamada atualizada para o Workshop sobre Alfabetização em Dados – WebSci15

(Esta chamada foi atualizada para incluir a informação sobre uma edição especial do Journal of Community Informatics e uma nova URL para a página do Workshop)

Neste ano, o congresso Web Sci 2015 irá pela primeira vez contar com um workshop sobre alfabetização em dados com o objetivo de estabalecer a alfabetização em dados como tópico de estudo acadêmico. O workshop se conecta com uma edição especial planejada do Journal of Community Informatics.

O workshop acontecerá na tarde do dia 30 de junho, em Oxford (Reino Unido), durante o WebSci15.

Datas Importantes

Todos os prazos são referentes à fuso horário do Reino Unido.

  • Submissão de artigos: 17 de maio
  • Notificação para os autores: 26 de maio
  • Workshop: 30 de junho

Tópicos

Neste sentido, convidamos para a submissão de artigos sobre os seguintes tópicos:

O que significa alfabetização em dados? Existe um tipo de alfabetização ou muitos? Quais habilidades, conhecimentos e atitudes devem estar presentes? Como se relaciona com outros tipos de alfabetização – digital, numérica, estatística e linguística?

Porque precisamos da alfabetização em dados? Quais as questões sociais, políticas, econômicas e técnicas que estão envolvidas?

Quais métodos podem ser utilizados para alfabetização em dados? Os caminhos estão na educação básica, formação ou comportamento? Que tipo de ferramentas podem dar suporte?

Quais são as implicações políticas, sociais e filosóficas da alfabetização em dados?

Por exemplo:

  • A tecnologia deve ser a motivação para estas competências?
  • Como isso se relaciona com outras tecnologias, como a invenção da prensa, que criou a necessidade da alfabetização?
  • A alfabetização em dados posiciona a exclusão digital em outro nível?
  • A alfabetização em dados pode qualificar o impacto das politicas de dados abertos?

Quem deve ser alfabetizado em dados? Todos devem ser especialistas em dados, aprendendo como lidar com dados brutos, ou assumimos que precisamos de especialistas para “traduzir” os dados para a sociedade?

Quais são as implicações práticas da alfabetização em dados? O que organizações governamentais ou não devem fazer acerca do assunto? Como a alfabetização em dados deve estar presente na educação e pesquisa?

Formatos e Submissão

Aceitaremos dois tipos de trabalhos, em inglês:

  • Artigos completos (entre 8 e 10 páginas)
  • Artigos curtos – relatos de experiência, opiniões e pesquisas em andamento (3 a 5 páginas)

Em ambos os casos, incentivamos o envio de material multimedia relacionado – imagens, videos, software etc.

O comitê organizador do workshop selecionará os melhores artigos para serem apresentados no workshop, no dia 30 de junho. Todos os trabalhos aprovados serão publicados no site do workshop, mesmo que os/as autores/as não possam comparecer ao evento. A submissão será através do Easychair.

Critérios de seleção para trabalhos

Os critérios de seleção são adaptados da Springer LNCS. O trabalho deve:

  • Estar escrito em inglês;
  • Ser adequado ao tema do workshop;
  • Ter uma motivação clara, e explicar porque o problema é interessante na prática ou teoria;
  • Possuir desenvolvimento conceitual e embasamento em literatura, não necessariamente na área de alfabetização de dados;
  • Ser adequado metodologicamente;
  • Ter novidades interessantes;
  • Ser bem estruturado e escrito de forma clara;
  • No máximo 10 páginas para artigos completos, e 5 páginas para artigos curtos.
  • Estar em conformidade com a regras de formação do congresso: Web Sci 2015 rules for formatting.

Os artigos estarão sujeitos a uma revisão dupla-cega, por 2 revisores/as, quanto à relevância, originalidade e clareza da apresentação. Os trabalhos serão aceitos pelo comitê organizador com base na avaliação dos/as revisores/as. Artigos deverão ser anonimizados, isto é, todas as informações que identifiquem os autores devem ser removidas.

Contato: mark.frank arroba soton.ac.uk